9 mitos e verdades sobre o detox corporal

A dieta detox foi criada com o objetivo de desintoxicar o corpo de toxinas absorvidas pelo organismo, especialmente após o consumo desenfreado de alimentos não saudáveis.

O que ocorre com o corpo é que muitas substâncias presentes nas refeições, bebidas, medicamentos e até no ambiente são prejudiciais e a dieta detox propõe-se a contribuir na eliminação dessas toxinas, reequilibrando o organismo.

A base da dieta detox é uma restrição alimentar baseada na baixa ingestão de calorias e ingestão de alimentos “desintoxicantes”.

No entanto, o que muitos não sabem é que muitas das dietas ditas detox podem ter promessas ilusórias relacionadas a um emagrecimento rápido, prejudicando aqueles que desejam perder peso com saúde e constância.

9 mitos e verdades da dieta detox
Conhecer os mitos e verdades da dieta detox é fundamental para não se enganar com fake news relacionadas à proposta.

1. A dieta pode ser feita por tempo indeterminado – MITO

A dieta detox pode ser prejudicial à saúde se seguida por um longo período devido às restrições alimentares do método.

Dietas restritivas, como a detox, quando prolongadas causam estresse metabólico ao organismo, resultando em mais malefícios à saúde do que benefícios.

2. A dieta detox contribui para o funcionamento do organismo – VERDADE

Quando realizada corretamente, pelo tempo recomendado e com acompanhamento especializado, a dieta detox pode sim beneficiar o funcionamento do corpo.

Ao restringir alimentos mais tóxicos ao organismo, como derivados de leite, e investir em alimentos naturais e ricos em vitaminas, certamente o organismo tem mais facilidade para o processo natural de desintoxicação.

3. Suco verde pode substituir refeições – MITO

Muitas pessoas reduzem a dieta detox à ingestão do suco verde, inclusive substituindo as principais refeições do dia.

No entanto, essa prática não é saudável e, inclusive, pode ter consequências graves ao corpo, uma vez que uma dieta líquida não disponibiliza todos os nutrientes necessários ao funcionamento do corpo e pode provocar desequilíbrio ao organismo.

4. Os sucos verdes aceleram o metabolismo – VERDADE

Sim, muitas das receitas de sucos verdes da dieta detox, que podem ser ingeridos desde que não substitua refeições, contém ingredientes termogênicos.

Com isso, ocorre uma elevação da temperatura corporal, fazendo com que a digestão consuma mais energia, o que resulta no metabolismo acelerado que facilita a queima de calorias.

5. A dieta detox promove o emagrecimento – DEPENDE

A dieta detox é mais indicada para desintoxicar o organismo depois de abusar da alimentação ou ingestão de bebidas alcoólicas, por exemplo, do que para emagrecer.

Apesar disso, ela pode sim contribuir para um emagrecimento saudável desde que acompanhada por um especialista, com a ingestão adequada de nutrientes e refeições e sem recorrer exclusivamente ao suco detox.

6. A prática de exercícios físicos é benéfica – VERDADE

Sim, um dos princípios da dieta detox é que ela seja aliada à prática de exercícios físicos, especialmente depois da ingestão de chás ou sucos termogênicos que ajudam na queima calórica.

Esse é realmente um pilar do emagrecimento saudável, uma vez que o ganho de peso é frequentemente associado ao sedentarismo, que também tem consequências negativas para o organismo como um todo.

7. A perda de peso é definitiva – MITO

Nenhuma dieta pode proporcionar uma perda de peso rápida e definitiva, portanto, sempre fique desconfiado com este tipo de promessa.

Devido à restrição alimentar e redução das calorias ingeridas, a dieta detox pode resultar no emagrecimento, no entanto, uma vez que a dieta não pode ser prolongada, conforme reinserir alimentos a tendência é ganhar peso novamente.

A recomendação é recorrer à reeducação alimentar, prática que não envolve a retirada abrupta de grupos alimentares, mas visa mais consciência na escolha dos alimentos, promovendo uma mudança gradual e definitiva que é mais saudável.

8. O consumo de água ajuda na desintoxicação – VERDADE

Um dos benefícios da dieta detox é que ela incentiva o consumo de água, inclusive por meio de chás e sucos.

O consumo adequado de água diariamente é um dos principais aliados nos processos naturais de desintoxicação do corpo, funcionamento metabólico e controle de peso.

Dessa forma, a recomendação é ingerir 0,35 ml de água por kg corporal. Com isso, uma pessoa com 65 kg, por exemplo, deve beber 2,27 litros de água ao dia, incluindo chás e sucos.

9. A dieta detox é uma forma saudável de emagrecimento – DEPENDE

A grande dúvida de muitas pessoas é se a dieta detox é uma opção saudável para emagrecer e isso depende de fatores como: acompanhamento especializado; refeições suficientes; tempo de duração da dieta; associação com outros cuidados, como exercícios.

A recomendação é que haja um acompanhamento médico especializado, inclusive para verificar se outros tratamentos podem entregar os resultados esperados pela paciente, como lipoaspiração, abdominoplastia e mastopexia.

4 comentários
  1. Olá, gostaria de compartilhar minha experiência com um produto maravilho, gente foi milagroso e estou emagrecendo de verdade, sei que é chato ficar falando isso, porém gostaria que todas as mulheres pudessem ter acesso a ele

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.